Pages

10.11.15

Vamos viver de modo mais sustentável?

Oi pessoal, tudo bem? 
Este ano só estamos falando da crise, não é? Todo mundo reclama dos preços, dos aumentos, da inflação... Pelo visto, a economia não deve melhorar tão cedo e estamos diante de um período recessivo longo e dolorido (segundo os analistas). 
Nestes períodos, temos de tirar algumas lições e modificar nosso estilo de vida. É importante conversar com as crianças maiores sobre a necessidade de economizar e de ajudar na casa. Isto funciona super bem na crise e cria cidadãos responsáveis. Tenho memórias muito vívidas dos anos da "inflação galopante", das idas ao mercado para voltar com três carrinhos cheios porque o preço ia subir, das dificuldades para fechar as contas. Não creio que isto seja o cenário, mas as adversidades são interessantes para o aprendizado e, obviamente, para construir patrimônio, seja ele monetário ou intelectual. Porque como dizia meu avô: "quem guarda, tem". 
Tenho algumas dicas para compartilhar com vocês:
- reveja seu orçamento. Numa planilha, registre o que ganha e o que gasta. Veja o que dá pra cortar e procure reservar vinte por cento (ou mais!) da sua receita mensal para emergências. Comece depositando na poupança e, quando você tiver um bom capital, pesquise opções de investimentos como o Tesouro Direto ou o CDB com baixas taxas de administração. Você vai ver a diferença! 
- os produtos de limpeza pesam na nota do mercado e, por isso, pesquise marcas mais baratas para substituir. Existem alternativas ao OMO e ao Comfort. O vinagre branco, por exemplo, é excelente amaciante de toalhas. 
- as fraldas descartáveis são caras e você pode também considerar marcas mais baratas ou a fralda de pano, que já falei aqui. 
- com os novos encargos das domésticas, uma babá pode sair mais caro do que a escola (até me dói dizer isso). Hoje as escolas são essenciais ao desenvolvimento da criança e podem trazer alívio ao orçamento.
- troque as lâmpadas da sua casa por Led. São mais econômicas e duram mais. 
- reveja sua conta de celular e TV a cabo. Veja se você usa todos os serviços contratados e cancele o desnecessário. Aqui em casa estamos só com internet e Netflix e estamos economizando R$ 200 no mês.
- desligue os aparelhos das tomadas. Os aparelhos em stand-by acabam consumindo energia elétrica. 
- frequente feiras livres e mercados municipais. As frutas e verduras são mais frescas e mais baratas. Prefira os produtos da época. 
- guarde as aparas dos legumes e das verduras em sacos no freezer para fazer caldos. 
- frutas baratas que sempre agradam os pequenos: banana, laranja e abacaxi. As bananas viram sorvete depois! 
- quem não gosta de fast food? Faça em casa! É muito mais saudável e barato! Compre batatas escovadas ou do tipo asterix, corte em palitos e faça no forno ou na Air Fryer. Quer fritar? Use óleo de milho e maneire, rsrs.
- a proteína é essencial no prato dos pequenos e a carne de vaca não para de subir, certo? Eu tenho preferido o baby beef ao contrafilé para bife e compro miolo de acem moído para hamburguer e ragu. São carnes gostosas e em conta. 
- faça seu tempero caseiro. Bata no liquidificador cebola, alho e alho poró com vinagre de maçã e um pouco de sal. Guarde a pasta em vidros esterilizados (pode ser congelado).  Use para refogados, assados, temperar o arroz...
- roupas. Toda a criança perde roupa rápido. Compre sapatos em promoção e em números maiores. É incrível como se encontra tênis por menos de $50,00 nos números maiores. Idem com as roupas. Aventure-se nas lojas populares para as roupas do dia a dia e mantenha poucas peças chiques para festas e fotos.
- quer viajar nas férias? Vá fora de temporada e em fins de semana sem feriados. Você vai encontrar locais vazios e com diárias muito mais baratas. Vai de avião? Junte pontos no cartão e troque por passagens aéreas!
- deixe o carro em casa e use transporte público. Eu tenho feito isto e uso o metrô, que é cheio, mas até compensa. Compre o bilhete fidelidade nos guichês do bilhete único e pague bem mais barato por viagem. 
Vocês têm alguma dica? Compartilhem!
Espero que tenham gostado!
XO

Nenhum comentário: