10.11.15

Vamos viver de modo mais sustentável?

Oi pessoal, tudo bem? 
Este ano só estamos falando da crise, não é? Todo mundo reclama dos preços, dos aumentos, da inflação... Pelo visto, a economia não deve melhorar tão cedo e estamos diante de um período recessivo longo e dolorido (segundo os analistas). 
Nestes períodos, temos de tirar algumas lições e modificar nosso estilo de vida. É importante conversar com as crianças maiores sobre a necessidade de economizar e de ajudar na casa. Isto funciona super bem na crise e cria cidadãos responsáveis. Tenho memórias muito vívidas dos anos da "inflação galopante", das idas ao mercado para voltar com três carrinhos cheios porque o preço ia subir, das dificuldades para fechar as contas. Não creio que isto seja o cenário, mas as adversidades são interessantes para o aprendizado e, obviamente, para construir patrimônio, seja ele monetário ou intelectual. Porque como dizia meu avô: "quem guarda, tem". 
Tenho algumas dicas para compartilhar com vocês:
- reveja seu orçamento. Numa planilha, registre o que ganha e o que gasta. Veja o que dá pra cortar e procure reservar vinte por cento (ou mais!) da sua receita mensal para emergências. Comece depositando na poupança e, quando você tiver um bom capital, pesquise opções de investimentos como o Tesouro Direto ou o CDB com baixas taxas de administração. Você vai ver a diferença! 
- os produtos de limpeza pesam na nota do mercado e, por isso, pesquise marcas mais baratas para substituir. Existem alternativas ao OMO e ao Comfort. O vinagre branco, por exemplo, é excelente amaciante de toalhas. 
- as fraldas descartáveis são caras e você pode também considerar marcas mais baratas ou a fralda de pano, que já falei aqui. 
- com os novos encargos das domésticas, uma babá pode sair mais caro do que a escola (até me dói dizer isso). Hoje as escolas são essenciais ao desenvolvimento da criança e podem trazer alívio ao orçamento.
- troque as lâmpadas da sua casa por Led. São mais econômicas e duram mais. 
- reveja sua conta de celular e TV a cabo. Veja se você usa todos os serviços contratados e cancele o desnecessário. Aqui em casa estamos só com internet e Netflix e estamos economizando R$ 200 no mês.
- desligue os aparelhos das tomadas. Os aparelhos em stand-by acabam consumindo energia elétrica. 
- frequente feiras livres e mercados municipais. As frutas e verduras são mais frescas e mais baratas. Prefira os produtos da época. 
- guarde as aparas dos legumes e das verduras em sacos no freezer para fazer caldos. 
- frutas baratas que sempre agradam os pequenos: banana, laranja e abacaxi. As bananas viram sorvete depois! 
- quem não gosta de fast food? Faça em casa! É muito mais saudável e barato! Compre batatas escovadas ou do tipo asterix, corte em palitos e faça no forno ou na Air Fryer. Quer fritar? Use óleo de milho e maneire, rsrs.
- a proteína é essencial no prato dos pequenos e a carne de vaca não para de subir, certo? Eu tenho preferido o baby beef ao contrafilé para bife e compro miolo de acem moído para hamburguer e ragu. São carnes gostosas e em conta. 
- faça seu tempero caseiro. Bata no liquidificador cebola, alho e alho poró com vinagre de maçã e um pouco de sal. Guarde a pasta em vidros esterilizados (pode ser congelado).  Use para refogados, assados, temperar o arroz...
- roupas. Toda a criança perde roupa rápido. Compre sapatos em promoção e em números maiores. É incrível como se encontra tênis por menos de $50,00 nos números maiores. Idem com as roupas. Aventure-se nas lojas populares para as roupas do dia a dia e mantenha poucas peças chiques para festas e fotos.
- quer viajar nas férias? Vá fora de temporada e em fins de semana sem feriados. Você vai encontrar locais vazios e com diárias muito mais baratas. Vai de avião? Junte pontos no cartão e troque por passagens aéreas!
- deixe o carro em casa e use transporte público. Eu tenho feito isto e uso o metrô, que é cheio, mas até compensa. Compre o bilhete fidelidade nos guichês do bilhete único e pague bem mais barato por viagem. 
Vocês têm alguma dica? Compartilhem!
Espero que tenham gostado!
XO

Nenhum comentário: